Serra das Areias. E agora?

Serra das Areias.
Santuário

Paraíso do Mountain Bike
Ninho dos Seriema’s


Esse Éden sempre foi visto  de diversas formas, por diversos observadores.
Para nós, grupo SERIEMA, o berço de muitos e palco de incontáveis e inesquecíveis aventuras.
Para outros, mais recentemente, o ELO PERDIDO entre o estradão e a adrenalina!
Já alguns, veem como fonte de renda oriunda das tetas governamentais que alimentam o sistema.


Há os que respeitam profundamente e há os que passam por Ela de forma alienada. 
Os que preservam suas antigas trilhas e os que buscam o estrelato.


Fato é que sempre foi palco de desavenças e egocentrismos aflorados. Mais recentemente aconteceu uma reunião, convocada pelo governo da cidade de Aparecida de Goiânia, entre órgãos públicos e os que trilham pela região da Serra (compreendendo também o conhecido Campos Dourados). Lá estiveram vários moto-trilheiros e (infelizmente) poucos mountain biker’s…

Entre apresentações de “planos de manejo”, projetos de loteamentos e outras baboseiras ficou claro que, apenas querem proibir de forma indiscriminada qualquer tipo de atividade na Serra das Areias.


Entendemos claramente que a preservação de uma área tão rica na sua biodiversidade e com nascentes importantes deve sim ser preservada.
Só que também, temos a certeza que pode sim haver a conciliação entre prática esportiva e preservação, basta apenas que se defina detalhes, como locais estritamente proibidos, regras de conduta, respeito à nascentes e campanhas de conscientizações.

Vários parques pelo mundo acontecem esta prática, afinal nada melhor para favorecer a preservação do que a visitação e conhecimento do local. tanto nós do grupo Seriema, quanto outros amigos ciclistas, por diversas vezes ajudaram no combate a incêndios e também no recolhimento de lixos, só pra citar alguns exemplos da boa convivência.

O que se faz necessário, é a abertura para diálogos entre todas as partes, com respeito, na busca pelo melhor da Serra das Areias!!

SERIEMA PEDAL CONHECE A SERRA DAS AREIAS DESDE ANTES DE 1998