Nilsinho, Rubão, Gustavo e a BRUXA! – Equipe Seriema nos 70km 2012



Senhores….. a prova pode facilmente ser resumida em uma única palavra: “Dureza!”.

Com a participação dos citados acima e dos caríssimos Derúbio “Contador” Soares e Paulo Tapete, era nítida a expressão de desolação ao final da prova…… Todos com as “zoreias” torcidas!

Como bem disse um colega no meio do percurso: “estou bem…. só dói quando eu respiro!”

Eu, Gustavo (que fui o único a ter feito o reconhecimento do percurso dos 70km-2012), estive em Goiânia um final de semana antes da prova e tive a oportunidade de conversar sobre o percurso com o Paulo Tapete e o Nilsinho. Tentei expressar o quão duro seria. Acho que não fui tão bom assim nas palavras de forma a colocar para todos como seria a paulada…..Apesar disso, só não estávamos contando com a quarta integrante da nossa equipe – “a Bruxa”- que estava lá junto de todos nós.

Antes da prova, já levei o Nilsinho e o Rubão para um pequeno reconhecimento da parte técnica da prova. Um circuito de encher os olhos de todo Seriema!!!! Infelizmente, nossa amiga Bruxa já deu um jeitinho de fazer o Rubão comprar um belo terreno numa ribanceira! Passou reto e levou um capote digno de filmes hollywoodianos, deixando até um pedaço da bermuda para marcar o terreno… Depois de sacudir a poeira, fomos para o alinhamento.

No início da prova, no grid de largada, estávamos eu (Gustavo), Nilsinho e Rubão juntos, para estrearmos a nova camiseta do Seriema (que diga-se de passagem ficou ainda mais linda!).

Parecia que NUNCA tínhamos participado de uma corrida antes. Eu mesmo, fiquei umas duas noites sem dormir, esqueci pra trás cateye, a fita do Polar e mais um monte de coisa. O Rubão só reclamava de umas malditas borboletas dentro do estômago. Já o Nilsinho, só ficava dando tapa nas pernas pra ver se elas paravam de tremer.

FOI DADA A LARGADA!!!!!!Só não vomitei porque sabia que o carboidrato faria falta no restante do percurso! Já na entrada do singletrack, nos posicionamos muito bem frente aos primeiros da categoria. Os seriemas definitivamente sabem mostrar seviço quando o percurso é PUNK! Nas descidas, nós só passávamos gritando: “AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAABRE!!!!!” e os espectadores iam ao DELÍRIO quando passávamos zerando TODAS as descidas e drops!!!!Passada a parte técnica de descida, chegamos à uma subida extremamente dura e inclinada também dentro de um single track. Ali ainda estávamos entre os três primeiros. Terminamos a subida e caimos no estradão. Ali, nossa amiga “Bruxa” continuou com seus trabalhos. Com 25km de prova, uma frisada do Nilsinho furou o pneu traseiro. Apesar de ter sido a troca de pneu mais rápida que já vimos em nossas vidas, não foi o suficiente para evitar o estrago. Perdemos três posições…. ou seja, ficamos em sexto lugar.

Faca nos dentes e partimos para recuperarmos o tempo perdido. Com um verdadeiro trabalho de equipe, que diga-se de passagem foi levada nas costas pelo Rubão que levou a equipe nas costas (literalmente), fomos buscando um a um. Ao final da primeira volta, quando chegamos à parte técnica novamente, conseguimos tirar uma boa diferença da galera que visivelmente não tinha a coragem que tínhamos para descer. Recuperamos e voltamos à 4a posição. Andamos bem até que a “Bruxa”, mais uma vez, tratou de nos assombrar. E ela veio acompanhada da famosa mulher da foice: a MORTE!!!!! Sim senhores…. Simplesmente estávamos totalmente quebrados antes da metade da segunda volta. E tinha MUITO chão para terminarmos. Mudamos a estratégia: o importante seria terminar! Nesse ponto, ainda estávamos em 5º lugar. Mas a coisa foi só piorando. Os mantimentos (power gel, sais, bombas, etc…) se acabaram e começamos a bater muita lata. Infelizmente, em um período mais crítico (onde inclusive cogiramos dar uma parada para nos recuperarmos), perdemos o 5º lugar. Ficamos então com os concorrentes no nosso campo de visão o tempo todo. Porém, tivemos que ser cautelosos e diminuímos um pouco o ritmo.

Nos 10km finais, com dores até nos fios dos cabelos, ao final da última subida dura, vimos uma belíssima cena: a equipe concorrente parando e colocando os pés no chão. Naquele momento, tiramos forças não sabemos de onde e começamos a fazer uma verdadeira prova de contra relógio. Gritando em alto e bom som “AQUI É SERIEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEMA!!!!!” (além de outros urros e grunidos que eu nem sei dizer o que significavam). Tentamos muito honrar a camiseta! Os concorrentes ficaram desesperados e a cada pedalada, davam uma olhada para trás. Ao final do percurso, já dentro de um single track, estávamos a menos de 50 metros dos caras. MASSSSSSS A FILHADAP*T@ DA BRUXA NOS DEU MAIS UMA VEZ UM BELÍSSIMO PRESENTE: Mais um pneu furado! O suficiente para nos tirar o caneco de 5º lugar.

Sem dúvida, uma belíssima disputa! Bela corrida e, acima de tudo, um maravilhoso espírito de equipe!

Mais desolado que a equipe, estava o Derúbio que infelizmente não dosou as forças e acabou desistindo na primeira volta. Paulo Tapete (a grande promessa dos Seriemaspara o ano de 2012) fez um excelente trabalho mas que infelizmente não foi o suficiente para fazer o pódio.

O mais legal de tudo: ver a macacada reunida para essa verdadeira festa do mountain bike. Com certeza, era uma excelente oportunidade para os outros seriemas também terem participado.

Então… para finalizar… a partir de hoje, eu (Gustavo), Nilsinho e Rubão, voltamos a sermos inimigos ferrenhos!!!!! Que venha o GP Ciclovício para dizer quem é o melhor!!!!! EU VOU MOOOOOEEEERRRRR ESSA GALERA!!!!!!!

Por Gustavo – Seriema Pedal Clube – Mountain Bike Roots!!!!